Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Campanha em defesa do trabalho profissional divulga materiais sobre as atribuições e competências profissionais

29/06/2022 às 09h29

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS Alagoas, em campanha de defesa do trabalho profissional, indica à categoria de Assistentes Sociais a leitura de brochuras publicadas pelo CFESS no último período, que ajudam na reflexão sobre as atribuições e competências profissionais.

Ao todo são seis documentos organizados pelo Conselho Federal que dialogam com os diversos espaços socioocupacionais, com parâmetros e subsídios que norteiam o desenvolvimento do trabalho profissional.

“O contexto atual, com redefinições das Políticas Públicas, retração de direitos dos/as usuários/as provocando novas demandas, novas exigências institucionais e novas configurações do trabalho, requer da/o assistente social posicionamentos sintonizados com as legislações da profissão”, destaca Lidiane Ferraz, Agente Fiscal do CRESS Alagoas.

Todos os materiais estão disponíveis para baixar gratuitamente. Confira abaixo as indicações de leitura.

Atribuições privativas do/a assistente social (2012) – Reedição do texto de Marildo Iamamoto sobre as atribuições privativas do/a assistente social e análise das atribuições profissionais no contexto contemporâneo. A edição também recupera alguns dos principais conteúdos de outras publicações relativas ao tema das competências e atribuições profissionais.

Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de Assistência Social (2009) – O documento apresenta competências gerais e específicas para a atuação de assistentes sociais na Assistência Social e destaca os riscos de uma atuação restrita nos documentos da Política. Outra abordagem que o documento faz é sobre o trabalho interdisciplinar, alertando sobre as implicações éticas.

Parâmetro para atuação de assistentes sociais na Política de Saúde (2010) – Uma importante referência para intervenção dos/as profissionais de Serviço Social na área da saúde, apresenta orientações para as respostas profissionais as demandas requisitadas pela população usuária e pelas instituições empregadoras. Aponta eixos de atuação, destacando suas atribuições. Também esclarece sobre requisições indevidas, seja pelo caráter exclusivamente técnico administrativo, seja por demandar saberes de outras categorias.

Subsídios para o Serviço Social na Educação (2011) – Apresenta atividades e instrumentais utilizados pelos/as assistentes sociais e referências sobre atribuições profissionais nesta área. Considerando as particularidades do trabalho profissional, apresenta uma caracterização da inserção do Serviço Social na referida Política.

Atuação de assistentes sociais no sociojurídico (2014) – O documento objetiva qualificar e referenciar a intervenção dos/as profissionais de Serviço Social. Configura-se como subsídios para reflexão sobre a atuação nos espaços que compõem o sociojurídico e sintetiza os dilemas, desafios e lutas neste campo de atuação.

Atribuições privativas do/a Assistente Social em questão - VOLUME 2 (2020) – O documento instiga a reflexão do cotidiano profissional em temas relativos às competências e atribuições do/a assistente social, abordando também a atuação de assistente social na docência. Os textos que compõem o documento ressaltam a importância da “capacidade de articular as dimensões da profissão e o dever/fazer profissionais”.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast