Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional do CRESS Alagoas participa de treinamento técnico do novo sistema online

De acordo com Lidiane Ferraz, agente fiscal do CRESS Alagoas, a atualização do sistema de fiscalização trará uma série de mudanças, tanto para o trabalho do Regional, quanto para o conjunto da categoria de assistentes sociais no estado

09/10/2020 às 09h03

Reunindo agentes fiscais, assessorias, conselheiras e conselheiros que integram a Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI) do CRESS Alagoas, o treinamento iniciou ontem (08) tendo como objetivo a capacitação em torno da utilização e monitoramento do sistema online de gestão no âmbito da fiscalização do exercício profissional.

O treinamento que contou com a assessoria da empresa Implanta Informática LTDA, responsável pela manutenção dos módulos de gestão, ocorre de maneira remota, seguindo todos os cuidados sanitários necessários para o período.

De acordo com Lidiane Ferraz, agente fiscal do CRESS Alagoas, a atualização do sistema de fiscalização trará uma série de mudanças, tanto para o trabalho do Regional, quanto para o conjunto da categoria de assistentes sociais no estado.

“A partir de agora utilizaremos o sistema online, onde conseguiremos acessar em qualquer lugar, dando agilidade ao processo de fiscalização profissional”, destacou Lidiane. “Teremos tablets para contribuir na orientação e fiscalização, que terão exatamente o que a gente realizava nos formulários físicos. Hoje a gente passa muito tempo preenchendo manualmente os formulários de fiscalização e agora, de maneira mais prática com o formulário informatizado, a gente vai poder ter mais tempo de diálogo com o profissional e, com isso, conseguir verificar ainda mais os documentos e realizar a orientação a partir de cada demanda”.

A agente fiscal ressaltou ainda a facilidade na sistematização dos relatórios de fiscalização, contribuindo na padronização e, consequentemente, no retorno das ações do Conselho à categoria. “Tudo o que for preenchido online vai direto para o sistema de dados do CRESS Alagoas. Atualmente a gente precisava retornar ao Conselho após a fiscalização e digitar cada item, agora o relatório será realizado automaticamente”, explicou.

“A informatização dos processos de fiscalização vão nos possibilitar ainda a padronização das informações coletadas nas visitas aos profissionais, contribuindo na leitura mais precisa no entendimento sobre a realidade da atuação profissional em todo o país”.

O CRESS indo até a/o profissional

No que diz respeito à fiscalização e orientação profissional, Lidiane pontou que essas ações são os principais caminhos de aproximação do Conselho com a categoria profissional e que a atualização do método de trabalho contribuirá no fortalecimento dessa aproximação.

“A fiscalização é o CRESS indo até o profissional, vendo suas necessidades, verificando as dificuldades, inquietações no local de trabalho e fazendo as orientações necessárias. Após isso, o apanhado dessas fiscalizações é traduzido em respostas à categoria. Com as novas mudanças, teremos a facilidade de visualizar melhor como está a situação das e dos profissionais e poder dar respostas à categoria de forma mais rápida e direta”, finalizou.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast