CRESS-AL divulga Nota Técnica sobre Aborto e o Trabalho de Assistentes Sociais
09/12/2024 às 10h19
Para ampliar o debate e orientar a atuação da categoria, o Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL) irá compartilhar, via e-mail, a Nota Técnica emitida pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) sobre a abordagem do aborto no exercício profissional do Serviço Social. O documento busca orientar assistentes sociais sobre como lidar com a temática de forma ética e técnica, reforçando o compromisso com os direitos humanos e as normativas profissionais, além de destacar a relevância da atuação em prol da garantia de direitos das mulheres.
A Nota Técnica ‘A importância ética do trabalho de assistentes sociais nas diferentes políticas públicas para a garantia do direito à vida das mulheres e para a materialização do direito ao aborto legal’ enfatiza a necessidade de um posicionamento crítico e fundamentado por parte das/os assistentes sociais ao trabalharem com demandas relacionadas ao aborto, sobretudo no contexto das desigualdades que permeiam a saúde pública no Brasil.
A ação faz parte do planejamento da Comissão de Ética e Direitos Humanos e da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) e reflete o esforço contínuo do CRESS-AL de promover o aperfeiçoamento profissional e assegurar que as/os assistentes sociais tenham as ferramentas necessárias para uma atuação pautada na ética, na ciência e no compromisso com os direitos humanos.
Clique e acesse a Nota Técnica: Cfess2022-Nota-tecnica-aborto-trabalho.
#DescriçãoDaImagem: card com fundo verde e lilás no qual há do lado esquerdo o título da matéria e a logo do CRESS-AL. No lado direito, há a ilustração de um útero estilizado em vermelho, cercado por galhos com folhas e flores pequenas.