Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

CRESS-AL promove Roda de Conversa sobre Nota Técnica do CFESS

26/11/2024 às 10h24

Na última quinta-feira (21), a Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) e a Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS-AL promoveu a Roda de Conversa, na HUPAA-UFAL, para discutir a Nota Técnica do CFESS intitulada "A importância ética do trabalho de assistentes sociais nas diferentes políticas públicas para a garantia do direito à vida das mulheres e para a materialização do direito ao aborto legal". O evento reuniu estudantes, profissionais e militantes das áreas de Serviço Social e de outras áreas, abordando a relevância do tema no contexto das políticas públicas e das lutas feministas.

A atividade foi mediada pela Prof.ª Dr.ª Andrea Pacheco de Mesquita (UFAL) e pela assistente social e conselheira do CRESS-AL, Maria Helena de Araújo. Na abertura, Helena de Araújo, destacou a urgência em fortalecer a atuação ética e técnica de assistentes sociais diante das demandas ligadas à saúde reprodutiva e aos direitos das mulheres.

A nota técnica do CFESS foi o ponto central das discussões, sendo destacada como um instrumento fundamental para orientar e legitimar a atuação profissional frente às situações que envolvem o aborto legal, conforme garantido por lei no Brasil.

Durante sua fala, a Prof.ª Dr.ª Andrea Pacheco enfatizou: "A defesa da vida das mulheres passa pela garantia de acesso a serviços públicos que respeitem seus direitos reprodutivos e por uma atuação profissional que compreenda a complexidade e a importância dessas demandas. Assistentes sociais não podem se furtar de seu papel ético na luta contra o retrocesso e na garantia de direitos já conquistados", afirmou.

O evento foi encerrado com reflexões sobre os desafios e possibilidades para a materialização de políticas públicas que promovam os direitos das mulheres, reafirmando o compromisso do Serviço Social com os princípios éticos da profissão, conforme preconizado no Código de Ética, que orienta a defesa intransigente dos direitos humanos e a valorização da dignidade e da liberdade de todas as pessoas.

#DescriçãodoVídeo: vídeo com imagens da atividade realizada numas das salas da HUPAA-UFAL, a qual tem paredes na cor creme, registros de pessoas sentadas em cadeiras azuis, pessoas em pé, projeção de slides numa das paredes, além de um birô na cor branca.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast