Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

CRESS Alagoas manifesta apoio à manutenção da Praça Dandara dos Palmares em Maceió

Praça Dandara dos Palmares, localizada no bairro da Jatiúca, sofre segunda ameaça somente em 2021 de mudança de nome

02/03/2021 às 09h44

Em nota emitida nesta terça-feira (02) o Conselho Regional de Serviço Social 16ª Região - CRESS Alagoas ressaltou a importância da defesa da manutenção do nome da Praça Dandara dos Palmares, localizada no bairro da Jatiúca, em discordância às ameaças de retirada da homenagem da líder negra do espaço público. Essa é a segunda tentativa de mudança de nome que ameaça o espaço somente em 2021.

“Reconhecemos que as consequentes tentativas de retirada da homenagem à líder negra do Quilombo dos Palmares representam mais uma face do racismo que estrutura as relações de poder e de exploração em nossa sociedade”, destaca trecho da nota.

Leia na íntegra:

Contra o apagamento de nossa história: Praça Dandara fica!

Em mais uma tentativa de invisibilizar a história de luta e resistência das negras e negros nos locais públicos, Maceió encara mais uma ameaça de retirada do nome da Praça Dandara dos Palmares, no bairro da Jatiúca. Essa é a segunda proposta de mudança vinda da Câmara de Vereadores sem nenhuma consulta ou diálogo com o Movimento Negro da cidade.

O projeto encabeçado pelo vereador Leonardo Dias (PSD), prevê além da mudança de nome da praça, a alteração do local do espaço que reconhece e homenageia Dandara e a luta do povo negro contra o racismo.

Ainda no dia 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, uma primeira tentativa de retirada do nome Dandara dos Palmares do local foi apresentada, dessa vez, pelo vereador Luciano Marinho (MDB), que após inúmeras mobilizações do Movimento Negro e de apresentação de queixa ao Ministério Público de Alagoas, a prefeitura voltou atrás e tornou sem efeito o Projeto de Lei, mantendo a praça com seu nome de origem.

Reconhecemos que as consequentes tentativas de retirada da homenagem à líder negra do Quilombo dos Palmares representam mais uma face do racismo que estrutura as relações de poder e de exploração em nossa sociedade. A retirada de Dandara do nome da praça é uma violência simbólica contra a história daqueles e daquelas que construíram e constroem até hoje o enfrentamento ao racismo estrutural.

Nos somamos às mobilizações do Movimento Negro Alagoano em defesa da nossa memória e na construção da resistência coletiva necessária para enfrentar esses ataques.

Dandara resiste em nós!

Alagoas, 02 de março de 2021

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast