CRESS Itinerante na Zona da Mata promove reflexões sobre o serviço social na educação e na formação antirracista
06/12/2024 às 11h03
Na última quarta-feira (04/12), o Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Murici foi palco da Roda de Conversa promovida pelo projeto CRESS Itinerante, com o tema central voltado para o Serviço Social na Educação e na Formação Antirracista. A atividade, realizada das 9h às 12h, reuniu assistentes sociais da Zona da Mata para discutir práticas transformadoras no âmbito educacional, com a participação de palestrantes que trouxeram suas vivências e experiências sobre o tema.
A vice-presidente do CRESS-AL, Sueli Nascimento, deu início ao evento com uma apresentação institucional do Conselho Regional de Serviço Social da 16ª Região. Em sua fala, ela destacou o papel do regional na defesa e fiscalização do exercício profissional, além de apresentar a atual gestão, as funcionárias do regional e as integrantes das diversas comissões presentes, as quais atuam no fortalecimento das pautas do Serviço Social em Alagoas. Sua fala ressaltou o compromisso coletivo com a luta pela garantia de direitos e pela promoção de debates fundamentais, como o antirracismo na educação.
A mediadora da atividade e assistente social da Semed Murici, Ana Luzia de Souza, trouxe um panorama sobre as práticas antirracistas na educação do município, apontando avanços e desafios no cenário local. Já Denise Santos, assistente social da Secretaria Municipal da Educação de Maceió, abordou as diretrizes e o papel fundamental dos assistentes sociais na educação, destacando a necessidade de articulações para enfrentar desigualdades raciais e sociais nas escolas.
Por sua vez, Leila Costa, assistente social Semed Maceió, compartilhou as metodologias que utiliza para promover a educação antirracista na escola em que atua, destacando a importância de valorizar as identidades negras e combater práticas discriminatórias no ambiente escolar. Durante sua fala, Leila também realizou a leitura dramatizada do livro "Meu cabelo não é pro seu governo", da autora Monique Pacheco, emocionando o público com reflexões sobre o racismo estrutural e a valorização da cultura afro-brasileira.
A Roda de Conversa, organizada pelas Comissões de Seguridade Social, de Formação Profissional e de Ética e Direitos Humanos, junto ao Comitê de Combate ao Racismo, foi marcada pela troca de saberes e reafirmou o compromisso do CRESS-AL em atuar de forma itinerante, promovendo debates que contribuem com o diálogo, a troca de experiências e o fortalecimento da atuação ética e qualificada das/os profissionais.
Confira o resumo em vídeo da atividade no instagram do CRESS-AL: @cressalagoas.
#DescriçãodoVídeo: vídeo com imagens da atividade realizada num auditório, o qual tem paredes na cor branca. Além disso, há também registros de pessoas sentadas em cadeiras pretas e pessoas em pé.