Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Delegação do CRESS Alagoas participa do 29º Encontro Descentralizado dos CRESS da região Nordeste

03/08/2022 às 13h12

Realizado entre os dias 29 e 31 de julho em Recife (PE), representantes dos CRESS de todo o Nordeste realizaram o 29º Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS/CRESS da região. Com conselheiras e conselheiros, assistentes sociais da base, agentes fiscais e assessorias, o CRESS Alagoas participou do Encontro que prepara os regionais para os debates do Encontro Nacional do Conjunto.

Marciângela Gonçalves, conselheira presidenta do CRESS Alagoas, destacou a importância do Descentralizado e seu papel na organização do Conjunto na região. “Essa é uma instância regional que integra a agenda do Conjunto CFESS/CRESS, num espaço de discussão e organização dos Conselhos, reafirmando uma etapa preparatória para os debates e deliberações que acontecem no Encontro Nacional”, explicou.

Com a programação dedicada aos debates e avaliação do triênio de gestão, o Encontro aprofundou as reflexões nos eixos que norteiam as ações planejadas para o Conjunto CFESS/CRESS, a partir da realidade de cada Regional.

“Nosso Descentralizado ficou suspenso nos últimos dois anos e esse é o primeiro do triênio das nossas gestões, o que nos apresenta um desafio, tanto na sua realização, quanto pela retomada após estes anos de crise sanitária”, comentou.

Seguindo a estratégia de ação do Conjunto CFESS/CRESS, os Encontros são dedicados ao planejamento, monitoramento e avaliação das proposições de ações dos CRESS e do CFESS. “Nos primeiros ano de gestão, os Encontros realizam o planejamento das ações, no segundo o monitoramento e no terceiro uma avaliação coletiva”, ressaltou Gonçalves.

“Nossa avaliação nesse triênio é ainda mais desafiadora, em especial pelos últimos anos que vivenciamos no Conjunto CFESS/CRESS, que trouxe impactos significativos no funcionamento dos Regionais e impôs às gestões reorganização e mudancas em sua atuação”.

Ainda de acordo com Marciângela, apesar dos desafios, o Encontro estabeleceu marcos importantes para o avanço coletivo do Conjunto CFESS/CRESS, “realizamos um evento colegiado, representativo, com a participação de todos os CRESS da região, pautando discussões que se colocam numa perspectiva de avaliação, mas também de pensar caminhos possíveis para os próximos passos dos nossos Regionais e do CFESS”.

Encontro Nacional

Com agenda prevista para o período de 7 a 10 de setembro em Maceió (AL), o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS já mobiliza os Regionais de todo o país.

Em sua 49º edição, o Encontro de caráter deliberativo, reunirá representações das gestões de todos os CRESS, além do CFESS, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) e assistentes sociais da base.

Fotos: Coletivo Obirin

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast