Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Dia Mundial da Justiça Social: assistentes sociais na luta por igualdade, equidade, oportunidade

20/02/2024 às 09h40

Já parou para pensar como é importante pensar na Justiça Social de forma coletiva?

Definida em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Justiça Social (20 de fevereiro) propõe a reflexão sobre o enfrentamento da pobreza, da discriminação, do desemprego e de qualquer outra forma de exclusão ou marginalização. Com o lema "Justiça Social no Centro das Agendas Políticas", a data abre o debate para o progresso da justiça social, vista como meta primordial para as políticas públicas.

De acordo com a Conselheira e Coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS-AL, Maria Dantas, a Justiça Social é um princípio constitucional fundamental com objetivo de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Logo, é premissa de vida humana sem preconceitos, pobreza, marginalização, fome, desigualdades sociais, discriminação ou quaisquer outras formas de violações e cerceamento de vidas.

“Além disso, o Projeto Ético-Político do Serviço Social alude à justiça social e evidencia nosso compromisso ético-profissional na defesa intransigente dos direitos humanos”, explicou a conselheira.

Diante da relação entre o Código de Ética e os princípios que preveem a promoção dos Direitos Humanos e da justiça social, o Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas reafirma a luta na defesa dos direitos humanos e contra todos os processos de degradação da vida humana.

#DescriçãoDaImagem: card com fundo roxo, forma verde, logo dos 40 anos do regional. Título na cor branca descrevendo a data e uma frase: assistentes sociais na luta por igualdade, equidade, oportunidade. Há também uma ilustração com um punho segurando uma balança sobreposto a folhagens.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast