Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Em reunião online, Conselho Pleno debate as etapas deliberativas do Conjunto CFESS/CRESS para o ano de 2020

Reunião extraordinária do Conselho Pleno do CRESS Alagoas, ocorrida no último sábado (20), debateu exclusivamente as etapas deliberativas do Conjunto CFESS/CRESS

23/06/2020 às 13h39

A reunião extraordinária do Conselho Pleno do CRESS Alagoas, ocorrida no último sábado (20), debateu exclusivamente as etapas deliberativas do Conjunto CFESS/CRESS, para o ano de 2020, em virtude da pandemia da Covid-19.

Seguindo as orientações em torno das medidas preventivas e de proteção ao Covid-19, através da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) cancelou as etapas deliberativas do Conjunto CFESS/CRESS, para evitar a realização de atividades presenciais que causem aglomeração de pessoas.

A medida deliberada no Conselho Pleno do CFESS do último dia 6 que cancelou a realização do Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS e as assembleias gerais ordinárias no âmbito dos Regionais, orientou ainda que os CRESS construam alternativas coletivas que garantam o processo democrático e participativo da autarquia, ainda com as implicações do contexto pandêmico, no que diz respeito as etapas de Planejamento do triênio 2020-2023 do Conjunto, as obrigações legais de fixação de anuidades e formulação de peças orçamentárias para o ano de 2021.

O CFESS também destaca a importância de dar continuidade à lógica participativa que norteiam as ações do Conjunto CFESS/CRESS propondo que as etapas participativas, consultivas e propositivas sejam realizadas nos níveis nacional, regional e estadual.

No que diz respeito às ações estaduais, os CRESS devem realizar reuniões online, transmissões ao vivo, enquetes pela internet, e-mails e outras estratégias para garantir a participação da categoria, a transparência na prestação de contas do ano de 2019 e a construção do plano de metas e proposta orçamentária para o ano de 2021.

Ainda no mês de julho o CRESS deve realizar atividades para a construção de propostas para o triênio 2020-2023 e de apresentação da prestação de contas de 2019, atividades que vão equivaler às assembleias gerais ordinárias, que acontecem antes da realização do Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS.

A sistematização das propostas coletadas junto à categoria seguem ainda para uma etapa regional, que corresponde ao Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS/CRESS e, em seguida, para a Plenária Nacional. Todas essas atividades devem ser realizadas online.

Já no mês de outubro, o Conselho Regional realizará atividades para apresentar as propostas construídas na Plenária Nacional, além da apreciação do plano de metas e peça orçamentária para o ano de 2021.

Toda a agenda de atividades deve ser amplamente divulgada nas redes oficiais do Conselho Regional.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast