Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Em tempos de pandemia, dia do profissional assistente social marca agenda de valorização da categoria

Em Alagoas, as ações organizadas pelo Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Alagoas trazem uma série de debates e publicações de materiais para a categoria em tempos de pandemia, refletindo o papel e a importância do Serviço Social no atual contexto que vive o país.

15/05/2020 às 15h20

"Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população. Serviço Social: conheça e valorize essa profissão", é com esse tema que o Dia Da/o Assistente Social é marcado no ano de 2020. Comemorado hoje, dia 15 de maio, o debate de valorização e reconhecimento do profissional do Serviço Social é protagonizado pelas ações em todo o país a partir dos Conselhos Regionais e Federal de Serviço Social (CRESS e CFESS).

Em Alagoas, as ações organizadas pelo Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Alagoas trazem uma série de debates e publicações de materiais para a categoria em tempos de pandemia, refletindo o papel e a importância do Serviço Social no atual contexto que vive o país.

No manifesto publicado pelo CRESS Alagoas em valorização ao trabalho da/o assistente social, o Conselho destaca que “em tempos de calamidade pública, o Serviço Social tem papel de destaque na linha de frente das ações que possam diminuir o impacto da pandemia na vida da população, em especial das que estão em situação de vulnerabilidade social”, afirma trecho do material.

É nesse contexto que se posiciona a comemoração do 15 de maio em 2020. De acordo com Marciângela Gonçalves, conselheira presidenta do CRESS Alagoas, as consequências do cenário de pandemia é refletido diretamente nas condições de vida da população mais pobre, população com a qual os e as profissionais assistentes sociais desenvolvem seu trabalho cotidiano.

“Nossa categoria atua em espaços estratégicos nesse momento. Os equipamentos sociais, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, devem contribuir significativamente para favorecer o acesso aos serviços socioassistenciais e prestar informação qualificada à população nesse contexto”, comentou Marciângela.

Ainda de acordo com a presidenta do Conselho, a atuação do e da profissional do Serviço Social possibilita a efetividade de ações essenciais para a manutenção da vida da população mais pobre. “As diversas estratégias interventivas que reduzem os impactos da política econômica e crise sanitária que estamos vivendo, contribuem diretamente para que a população tenha acesso aos serviços de saúde, assistência e previdência social, fundamentais para a sobrevivência de inúmeros sujeitos em seus territórios”, explicou.

“Sempre estivemos na luta e construção de uma sociedade mais justa e igualitária e não podemos, nesse momento, recuar das nossas defesas e das nossas funções”, concluiu Gonçalves.

Ações em Alagoas

A agenda pela passagem do Dia Da/o Assistente Social em Alagoas é marcada por uma série de atividades promovidas pelo CRESS junto à categoria. As ações que acontecem desde o início do mês contemplam uma diversidade de debates transmitidos online, publicação de materiais orientativos aos profissionais, além do acompanhamento e fiscalização das condições de trabalho dos e das assistentes sociais nesse período.

As atividades que dialogam sobre o exercício profissional do e da assistente social com o atual momento de crise sanitária que vive o país, devem ocorrer durante todo o mês, mobilizando, mesmo que através das ações online, orientando e aprofundando as reflexões com os profissionais no estado.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast