Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Entidades e movimentos sociais de Alagoas manifestam-se contra a privatização das Unidades Básicas de Saúde de Maceió

02/04/2022 às 12h35

Em resposta a publicação do Edital de Chamamento Público para seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSC), pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, que prevê a terceirização da gestão das Unidades de Saúde de Atenção Básica e os Serviços Odontológicos de Maceió, dezenas de entidades, movimentos populares, partidos e sindicatos manifestaram-se em nota conjunta na defesa da saúde pública e contra a privatização.

“Esses modelos de gestão são formas de privatização da saúde pública, já que o Estado abdica da gestão direta dos serviços públicos, repassando equipamentos, pessoal e recursos públicos para entes privados, através de parcerias e contratos de gestão. Estão no bojo de fortalecimento da lógica de mercado, em nome da pseudomodernização da máquina pública e de um suposto enxugamento dos gastos, por meio da terceirização da execução das políticas públicas, em que cabe ao Estado o seu financiamento e controle e, às entidades privadas, a sua execução, mediante repasse dos recursos públicos. Têm como objetivo as parcerias com entidades privadas para gerir o que é público”, destaca trecho da nota.

A nota construída pelo Fórum Alagoano em Defesa do SUS, teve ampla adesão de organizações locais e nacionais que consideram o movimento da Prefeitura de Maceió um verdadeiro ataque aos direitos da população.

Assinado também pelo CRESS Alagoas, o documento defende ainda a ampliação da Rede de Atenção Básica em Saúde e que os recursos públicos sejam destinados para a ampliação da Rede Pública.

Confira a Nota na íntegra clicando aqui.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast