Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Questão Racial e o Serviço Social é tema de roda de conversa realizada pelo Comitê de Combate ao Racismo e COFI do CRESS Alagoas

06/05/2022 às 17h37

Realizada nesta sexta-feira (06), conselheiras/os, funcionários/as, assessorias e assistentes sociais da base que integram as comissões do CRESS Alagoas, participaram da roda de conversa para discutir o quesito raça/cor, as expressões da questão racial e o Serviço Social.

Com a participação do assistente social Júlio César de Andrade, integrante da Frente Nacional de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, a atividade aconteceu de forma online, coordenada pelo Comitê de Combate ao Racismo e Comissão de Fiscalização e Orientação Profissional (COFI) do CRESS Alagoas.

Segundo Lucyana Leão, conselheira do CRESS Alagoas, a atividade se insere no conjunto de iniciativas do Regional em pautar a questão racial com o conjunto da categoria e com a sociedade.

“Nossa proposta é travar esse debate de maneira transversal com as nossas ações junto à categoria e sociedade, mas também com todos e todas que fazem o CRESS para que em nossos espaços a gente possa debater, compreender e combater o racismo institucional”, explicou.

Apresentando a contextualização histórica que marcam os pilares da formação social e a relação com a questão racial, Júlio César orientou a roda de conversa com reflexões e provocações para compreender as expressões do racismo estrutural no cotidiano.

“É importante e fundamental estarmos discutindo esse tema tão pertinente, em especial para o momento que estamos vivendo no país hoje, uma conjuntura histórica muito dura em que as manifestações do racismo têm se proliferado”, sinalizou Júlio.

Ao relacionar a questão racial com o Serviço Social, o debatedor reafirmou a importância do combate ao racismo estrutural no cotidiano do exercício profissional. “O racismo está presente nas relações sociais e o Serviço Social não é um espaço diferente. Precisamos seguir pautando o combate à reprodução do racismo estrutural em nossa atuação profissional”.

Júlio resgatou ainda a Campanha de Gestão do Conjunto CFESS/ CRESS “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”, realizada de 2017 a 2020. “Quando em 2017 construímos a Campanha de Gestão reafirmamos também uma posição política de avançarmos em todos os nossos espaços de maneira coletiva”.

A Campanha com o objetivo de debater o racismo no exercício profissional de assistentes sociais deu centralidade ao tema a partir da construção de uma série de iniciativas em todo o país, com ações de combate ao racismo no exercício profissional de assistentes sociais, possibilitando a ampliação da percepção sobre as diversas expressões do racismo.

Quesito raça/cor

“Nós temos a tarefa pedagógica de criar instrumentais teóricos e metodológicos, técnicos, políticos e operativos que possam dar conta de associar o quesito raça/cor”, comentou Júlio.

Referindo-se à necessidade de inserção do quesito raça/cor nos instrumentais elaborados pelos/as assistentes sociais. “Quando a gente não identifica o quesito raça/cor a gente tende a contribuir de forma direta a proliferação da desigualdade racial, dificultando a geração de informação qualificada. A coleta de dados do quesito raça/cor revelam e expressão a realidade do público-alvo do Serviço Social”.

Combate ao Racismo

O Comitê de Combate ao Racismo do CRESS Alagoas aponta ainda a construção de uma ampla campanha ao longo de 2022 que aprofunde o debate com a categoria e com a sociedade sobre a questão racial e o Serviço Social.

Diversos materiais serão divulgados com a temática, além de debates e ações com as demais comissões do CRESS Alagoas devem marcar a campanha que fortalece o debate racial a partir do Regional, dialogando sobre o exercício profissional e o combate ao racismo estrutural.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast