Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Seminário Estadual do Dia da/o Assistente Social debate desafios da categoria no Brasil e em Alagoas

20/05/2023 às 08h56

Realizado nesta quarta-feira (17), o Seminário Estadual pela passagem do Dia da/o Assistente Social, organizado pelo CRESS Alagoas, reuniu centenas de profissionais no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Maceió, em uma ampla agenda de debates que abordaram os desafios e tarefas da categoria na atualidade, no âmbito nacional e em Alagoas.

Pela manhã, a mesa de debate que levou o tema do Dia da/o Assistente Social de 2023, “Serviço Social: necessário para o Brasil”, contou com a participação de Rosa Prédes (UFAL) e de Maria Helena Elpídio (UFES), que abordaram o papel do Serviço Social no país, na defesa dos direitos humanos e na luta pela transformação social. “Nossa profissão é necessária na defesa dos interesses da classe trabalhadora”, refletiu Maria Helena em sua fala.

De acordo com a professora, a construção histórica do Serviço Social brasileiro reafirma cotidianamente o papel e a importância da categoria na luta pelos direitos sociais. “O legado do Serviço Social nos coloca diante da possibilidade de contar uma história que não é contada, nos impondo um desafio de tirar das entrelinhas aquilo que está silenciado em nossa sociedade. Essa é nossa principal tarefa na atualidade: trazer a possibilidade de diálogo a partir de uma história que tentam silenciar”, abordou.

O debate aprofundou ainda reflexões sobre a regulamentação da profissão e o papel do Código de Ética na construção histórica do Serviço Social no país. Para Rosa Prédes, olhar para o Código de Ética Profissional deve ser parte do cotidiano da atuação de toda a categoria. “Somos diversos em nossa profissão, assim como somos diversos na sociedade. Por isso, é fundamental termos a referência do Código de Ética permanentemente em nosso cotidiano para mantermos nossa ação comprometida eticamente”, comentou Rosa.

Reforçando a diversidade da categoria, a mesa da tarde, com a participação do Assistente Social e Conselheiro do CRESS Alagoas, Japson Gonçalves e da também conselheira, Francisca Santos, teve como tema central o debate em torno das atribuições e competências profissionais da categoria.

Japson Gonçalves, que também integra a Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS Alagoas, destacou a presença cotidiana do debate sobre as atribuições no Conjunto CFESS/CRESS, em especial a partir das atualizações das condições de trabalho da categoria na atualidade.

“É nesse contexto que a defesa das nossas prerrogativas se tornam ainda mais complexas, considerando a precarização das condições de trabalho na atualidade”, refletiu Japson. Nessa perspectiva o conselheiro destacou ainda o papel do Conjunto CFESS/CRESS no debate e nas ações efetivas com a categoria.

“Mesmo a partir dessa atualidade, nossas prerrogativas continuam válidas e necessárias. Nesse sentido, nossas entidades seguem com papel fundamental, seja a partir das orientações e a diversidade de materiais que objetivam dialogar com a sociedade e com a categoria neste tema”, comentou.

Japson destacou ainda algumas das ações do CRESS Alagoas: “somente no ano de 2022, foram publicadas oito Notas Técnicas para orientação do exercício profissional, todas construídas a partir das demandas da categoria apresentadas nas visitas de fiscalização”, sinalizou lembrando a campanha realizada pela COFI no último período que abordou o tema das atribuições e competências profissionais.

Já Francisca Santos, que integra a Comissão Permanente de Ética do CRESS Alagoas, abordou a atuação eticamente comprometida a partir do exercício profissional cotidiano. Francisca trouxe em suas reflexões uma série de situações que relacionam o exercício profissional vinculado à atuação ética.

“Eu me aproximo do meu exercício profissional com uma atuação eticamente comprometida quando no meu cotidiano eu vinculo as ações prática às ações teóricas, refletindo sobre essas ações e reconhecendo a funcionalidade social da nossa profissão”, sinalizou. “Nosso compromisso com a emancipação política, defesa da democracia e das liberdades democráticas, na ampliação e defesa dos direitos humanos, é necessário ser reforçado cotidianamente”.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast