Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Campanha em Apoio à Demarcação das Terras do Povo Xukuru-Kariri, Palmeira dos Índios/Alagoas

19/12/2025 às 12h15

Representantes de Movimentos Sociais e intelectuais da Argentina, Uruguai, Haiti, México, Colômbia, Austrália e Brasil aderem à Campanha de apoio à demarcação das terras do Povo Xukuru-Kariri, em Palmeira dos Índios, Alagoas. A campanha foi lançada no IX Seminário Internacional da Rede Internacional de Cátedras sobre a Dívida Pública (RICDP), em 05 de dezembro de 2025.

A área Xukuru-Kariri foi fisicamente demarcada em 2013, mas espera homologação da presidência da República. Por isso, mais de 70 movimentos sociais e entidades nacionais e internacionais vêm à público defender a conclusão do processo de Demarcação do Território Tradicional Xukuru-Kariri e repudiar toda e qualquer forma de ameaça e violência contra as lideranças indígenas, funcionários da Funai e aliados.

O CRESS-AL soma-se às instituições e aos movimentos de mobilização popular na exigência, em caráter de urgência, que o Governo Federal conclua o processo de demarcação com a homologação e desintrusão das terras, pagando as indenizações decorrentes das benfeitorias de boa-fé, bem como o reassentamento de todos os pequenos agricultores que atualmente ocupam o território.

Pela garantia legítima do direito à Terra do Povo Xukuru-Kariri: Demarcação Já!

Link para conhecer as entidades e movimentos signatários: https://shre.ink/q2QT.

#XUCURUKARIRIDEMARCAÇÃOJÁ!

#DescriçãodaImagem: O vídeo inicia com pessoas indígenas em círculo entoando o toré, num espaço de uma aldeia. Na sequência, há imagens de pessoas segurando cartazes com a frase: "Demarcação Já”, fotografadas em diversos espaços abertos e fechados. Ao final, há a gravação da fala de Cícero Pereira – Jiripankó, numa mesa do seminário, na qual há 3 homens, e à frente, há 2 bandeiras (do Ifal e contra a privatização). Por trás, há um quadro branco e mais bandeiras de luta.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast