Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

CRESS-AL participa de reunião sobre desafios nos CREAS de Maceió

Regional esteve representado pelo conselheiro Everton Melo, pela agente fiscal Lidiane Ferraz e pela assessora jurídica Zaldivana Athayde

29/08/2025 às 12h40

No dia 25 de agosto de 2025, o Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL) participou de uma reunião convocada pela 61ª Promotoria de Justiça da Capital – Direitos Humanos e Cidadania, realizada na sede das Promotorias de Justiça, no Barro Duro, para discutir os desafios enfrentados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) em Maceió.

O CRESS-AL esteve representado pelo conselheiro Everton Melo, pela agente fiscal Lidiane Ferraz e pela assessora jurídica Zaldivana Athayde. Na ocasião, a entidade mencionou o levantamento de dados realizado junto às e aos assistentes sociais que atuam nos CREAS e anunciou a realização de uma reunião ampliada de orientação profissional, reforçando seu compromisso em acompanhar de perto a execução da política pública de assistência social no município.

Durante a reunião, foram identificadas questões críticas no funcionamento dos CREAS, entre elas:

  • composição das equipes no limite mínimo legal, o que compromete a cobertura em casos de afastamento;
  • déficit de profissionais em unidades como o CREAS Jatiúca;
  • restrição no uso de veículos, que desde abril vinham funcionando apenas no turno da manhã em alguns equipamentos;
  • sobrecarga das equipes, com demandas que ultrapassam as competências de CREAS, dificultando o acompanhamento dos casos e o desenvolvimento de grupos de atendimento;
  • carência de formação continuada para os profissionais da rede.

Como encaminhamento, a 61ª Promotoria de Justiça da Capital se comprometeu a articular um diálogo com as Varas de Violência Doméstica e a 28ª Vara, envolvendo as equipes multidisciplinares, os CREAS e os Conselhos de Psicologia e Serviço Social, com o objetivo de construir fluxos de atuação conjunta e mais eficaz. Além disso, será provocada a SEADES para promover processos de formação continuada voltados às equipes dos CREAS.

Com a participação ativa, o CRESS-AL reafirma seu papel na defesa da profissão e na luta por condições adequadas de trabalho para assistentes sociais, bem como pela garantia de direitos da população usuária da política de assistência social.

#DescriçãodaImagem: card com fundo lilás escuro e detalhe em branco. Acima, há a imagem das/os participantes da atividade na sala da Promotoria. Abaixo, há o título da matéria e do lado direito a logo do CRESS-AL.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast