Em alusão ao Julho das Pretas, CRESS-AL promove roda de conversa sobre racismo estrutural e o cotidiano das assistentes sociais
03/07/2025 às 10h33
O Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas -16ª Região (CRESS-AL), por meio do Comitê de Combate ao Racismo e da Comissão de Ética e Direitos Humanos, realizará em alusão ao Julho das Pretas, no dia 1º de agosto, a roda de conversa "Racismo Estrutural, Políticas Sociais e o cotidiano das Assistentes Sociais". O encontro ocorrerá às 8h30, na sede do CRESS-AL, localizada no Edifício Norcon Empresarial, sala 906, no bairro Mangabeiras, em Maceió.
O evento tem como objetivo promover um espaço de escuta, troca de experiências e fortalecimento coletivo em torno de uma pauta central para a categoria: o enfrentamento ao racismo nas políticas públicas e na prática profissional do Serviço Social. A atividade é aberta a assistentes sociais e estudantes de Serviço Social.
A roda de conversa contará com a participação de três profissionais com trajetória marcada pelo compromisso ético-político da profissão e pela atuação em políticas sociais:
Fernanda Ferreira da Silva – Assistente social na Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Maceió, professora substituta na Faculdade de Serviço Social da UFAL, docente no curso de Direito do CESMAC, doutoranda e mestra em Serviço Social pela UFAL, com especialização em Gênero e Diversidade Sexual;
Greice Keli dos Santos – Assistente social com experiência na política de assistência e atualmente atua em uma instituição de acolhimento para pessoas idosas;
Leila Cristina Fernandes Costa – Assistente social atuante na política pública de educação.
A iniciativa reafirma o compromisso do CRESS-AL com a luta antirracista e com a defesa de uma atuação profissional comprometida com os direitos humanos, a equidade e a justiça social. “Esse espaço é fundamental para refletirmos sobre o racismo estrutural que atravessa as políticas sociais e o cotidiano das e dos assistentes sociais. Precisamos fortalecer uma prática crítica, consciente e antirracista", afirma Regina da Silva Menezes, coordenadora do Comitê de Combate ao Racismo e da Comissão de Ética e Direitos Humanos do regional.
As vagas são limitadas e a inscrição será realizada através da plataforma Doity, com certificação de 4h.
Clique aqui e faça sua inscrição.
#DescriçãodoCard: card com fundo marrom escuro, logo do CRESS-AL e textos nas cores brancas e amarelas. Ao centro, há as imagens das palestrantes com seus nomes e funções. Abaixo há a ilustração de uma mulher negra sobreposta ao mapa da América Latina e folhagens brancas.