Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

CRESS-AL se reúne com instituições para fortalecer agenda unificada pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial

15/04/2025 às 09h52

Na manhã do dia 10 de abril, a presidente do CRESS-AL, Valéria Coêlho, e representantes da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (Aneps), do Fórum em Defesa do SUS, do Sindicato das/os Assistentes Sociais de Alagoas (Saseal) e do Conselho Regional de Psicologia (CRP) participaram de uma reunião estratégica na sede do Saseal, organizada pelo Fórum Alagoano de Saúde Mental Antimanicomial. O encontro teve como foco a construção coletiva de uma agenda conjunta em alusão ao 18 de Maio — Dia Nacional da Luta Antimanicomial —, reforçando o compromisso das entidades com a defesa dos direitos humanos, da saúde mental e com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encontro, as/os participantes discutiram estratégias de mobilização social, ações formativas e atividades públicas voltadas à sensibilização da sociedade sobre a importância da luta antimanicomial. Também foi pauta a situação do Hospital Escola Portugal Ramalho, que teve sua estrutura comprometida devido ao afundamento de solo causado pela mineradora Braskem. Diante desse cenário, foram debatidas as medidas necessárias para garantir a continuidade do atendimento em saúde mental no Estado.

A presidente do CRESS-AL, Valéria Coêlho, ressaltou que a união entre instituições fortalece a construção de uma agenda coletiva em defesa de uma saúde mental humanizada. “Essa reunião demonstra a força da articulação entre entidades comprometidas com a defesa dos direitos humanos. Estamos construindo, de forma coletiva, ações que reafirmam nosso compromisso com a luta antimanicomial e com a promoção de uma saúde mental baseada no cuidado em liberdade e na dignidade das pessoas”, afirmou.

#DescriçãodaImagem: card com fundo na cor laranja, no qual há a logo do CRESS-AL, uma ilustração com dois braços com flores estampadas e o ramo do Bispo do Rosário. Há ainda imagens da reunião.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast