Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

15/06/2023 às 10h55

O 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.
 
No Brasil, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, a população total do país foi estimada em 212,7 milhões em 2021, o que representa um aumento de 7,6% ante 2012. Nesse período, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Em números absolutos, esse grupo etário passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período.
 
Todavia, ainda que se perceba o envelhecimento da população e que avanços tenham sido alcançados após a promulgação do Estatuto do Idoso, em 2003, a pessoa idosa ainda enfrenta vários tipos de violência como abuso físico, psicológico, emocional, sexual, financeiro e negligência, sendo este intencional ou voluntário. Logo, a violência constitui-se como uma questão não apenas de saúde, mas também social.
 
Em seu Manifesto na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa o CFESS traz a reflexão sobre “o que significa envelhecer com dignidade numa sociedade que vive sob a égide da lógica do capital e restringe cada vez mais acessos e conquistas?"
 
Nesse sentido, e se pautando no trabalho cotidiano de assistentes sociais com a população idosa, o conjunto CRESS/CFESS reafirma o compromisso ético-político profissional com a universalização dos direitos e com a emancipação humana na busca a atenção às necessidades da pessoa idosa em todas as suas dimensões, enquanto sujeito de direitos e sonhos.
 
Além disso, faz-se imprescindível, a participação de todos os envolvidos, em especial o Poder Público, parlamento, movimentos sociais, trabalhadores/as e população em geral para que façam escolhas que tenham como norte a ampliação de direitos e a não aceitação de mercantilização das diferentes dimensões da vida.
 
Neste dia 15 de junho, reiteramos que a luta pela formação de uma cultura antiviolência e pelo efetivo enfrentamento à violação de direitos de idosos e idosas sejam trabalhadas com estratégias assertivas e com ações necessárias para o enfretamento desta realidade.
 
Onde procurar orientação ou denunciar a violência contra a pessoa idosa:
Delegacias
Disque 100,
Disque 190 (Polícia Militar)
Disque Denúncia 181
CREAS
Ministério Público
Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa
Conselho Estadual de Direitos da Pessoa idosa.
 
#Descrição: card verde, com a imagem de uma idosa com a mão aberta e o texto sobreposto 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e o logo dos 40 anos do CRESS Alagoas.
 
Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast