Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Julho das Pretas: Mulheres Assistentes Sociais Negras em destaque

03/07/2024 às 10h33

As mulheres assistentes sociais negras têm desempenhado um papel crucial na luta por justiça social e igualdade no Brasil. Elas enfrentam e desafiam estruturas racistas e patriarcais, trazendo à tona questões fundamentais que muitas vezes são negligenciadas. Entre essas profissionais, destacam-se Márcia Campos Eurico, Maria Helena Elpídio, Rachel Gouveia e Renata Gonçalves, cujas trajetórias fortalecem a causa do serviço social no país.

Dentro deste cenário, o Comitê de Combate ao Racismo do CRESS Alagoas pensou em indicações de leitura de obras dessas assistentes sociais negras, sobretudo antirracistas, entendendo a importância delas para o debate dentro da profissão. Suas obras retratam várias manifestações do racismo e contribuem para reflexão do exercício profissional.

Ao reconhecer e celebrar essas profissionais, destacamos a relevância da representatividade e do protagonismo das mulheres negras no serviço social. A trajetória dessas assistentes sociais negras nos inspira a continuar a luta por um mundo onde a equidade e a justiça sejam uma realidade para todas/os.

DescriçãoDaImagem: 3 cards com fundo marrom escuro. No card 1 há a logo do Comitê de Combate ao Racismo e dos 40 anos do CRESS-AL. Há ainda, imagens das 4 mulheres negras citadas no texto. Ao centro, há o título “Julho das Pretas Mulheres Negras em Destaque: dicas de leitura”. Nos cards seguintes, há as imagens das assistentes sociais com suas respectivas obras e descrições.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast