Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Assistentes sociais da Educação em Maceió reúnem-se para repensar atuação profissional, com apoio do CRESS-AL

08/08/2025 às 11h26

Um grupo de assistentes sociais que atuam na política de Educação do município de Maceió tem se reunido, desde o início de 2025, com o objetivo de rediscutir e qualificar o plano de ação do Serviço Social na educação. A iniciativa, protagonizada pelas próprias profissionais da rede, conta com o apoio institucional do CRESS Alagoas e articulação com o Núcleo de Sistematização de Experiência em Políticas Públicas- NSEPP da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), coordenado pelo professor Ney Luiz Teixeira de Almeida e o professor Felipe Moreira.

Desde fevereiro, o grupo participa do Curso de Extensão“Sistematização da Experiência Profissional em Políticas Públicas” promovido pelo NSEPP/UERJ. A formação tem como foco a reflexão crítica sobre o papel do Serviço Social na educação pública, e que a partir do diálogo com a equipe de assistentes sociais, aborda quatro eixos principais - Educação Anticapacitista, Educação Antirracista, Intersetorialidade e Sistematização da prática - com o propósito de qualificar a atuação profissional com base nos princípios do projeto ético-político da profissão e de contribuir para a consolidação da política educacional como um espaço estratégico de defesa e garantia de direitos.

A presidenta do CRESS-AL, Valéria Coêlho, que também atua como assistente social na Secretaria Municipal de Educação de Maceió, reforça a importância da mobilização. “Esse movimento representa o protagonismo das assistentes sociais da educação em Maceió, que estão organizadas, refletindo sobre sua prática e pensando coletivamente estratégias de fortalecimento da atuação profissional. O CRESS-AL entra como parceiro, reconhecendo e apoiando esse processo, que é construído pelas próprias profissionais a partir de sua realidade e de seus desafios cotidianos.”

As assistentes sociais se reuniram nos dias 6 e 7 de agosto para concluir mais uma etapa do processo de reflexão coletiva sobre a atuação na educação. A proposta é realizar, em breve, um encontro presencial com as profissionais da rede, com o objetivo de socializar os aprendizados do curso e alinhar diretrizes que fortaleçam o trabalho do Serviço Social na política educacional do município.

#DescriçãodoVídeo: imagens das assistentes sociais Elka e Daniely de pé, gravadas na recepção do CRESS-AL. Por trás de ambas há a logo do regional.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast