Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

CRESS-AL participa de reunião articulada pelo Saseal e Sindpsi com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc)

18/08/2025 às 14h47

O Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL), representado pela presidente Valéria Coêlho, participou na manhã desta segunda-feira (18), de uma reunião articulada pelo Sindicato de Assistentes Sociais de Alagoas (Saseal) e pelo Sindicato dos Psicólogos de Alagoas (Sindpsi-AL) com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O encontro buscou discutir as condições de trabalho enfrentadas por assistentes sociais e psicólogos/as contratadas/os via Processo Seletivo Simplificado (PSS) para atuar na rede estadual de ensino.

As situações, apresentadas pelo Comitê de Mobilização Estadual pela Implementação da Lei 13.935/2019 em Alagoas, apontam para uma situação de precarização extrema do trabalho. Entre os principais problemas relatados estão a sobrecarga quantitativa de escolas, muitas vezes em municípios diferentes ou até comunidades indígenas de difícil acesso; ausência de transporte fornecido pela secretaria; horários fragmentados que inviabilizam o cumprimento adequado da jornada e o direito à alimentação; além do risco à saúde física e mental causado por deslocamentos constantes e jornadas exaustivas.

As entidades também ressaltaram que as condições atuais comprometem a qualidade do serviço prestado, resultando em intervenções superficiais, abandono de demandas críticas como evasão escolar e violações de direitos, além da impossibilidade de integração com equipes pedagógicas e redes locais. Diante disso, foram apresentados três pleitos centrais à Seduc: redução do número de escolas por profissional, garantia de transporte custeado pelo Estado e revisão da flexibilização da jornada de trabalho, de forma a assegurar tempo adequado para atividades técnicas e para o almoço.

“É fundamental que a Seduc inclua o Serviço Social de forma estratégica, com uma atuação mais consolidada, carga horária adequada e integração efetiva no projeto político-pedagógico das escolas, garantindo infraestrutura para reuniões e deslocamentos”, afirmou a presidente do CRESS-AL, Valéria Coêlho.

Apesar do longo debate, a Secretaria não apresentou acordo quanto às reivindicações. Diante da ausência de respostas concretas, os sindicatos seguirão buscando caminhos legais e institucionais para garantir que a Lei nº 13.935/2019 seja efetivamente cumprida em Alagoas, assegurando condições dignas de trabalho e a qualidade do atendimento a estudantes, famílias e escolas da rede pública.

#DescriçãodaImagem: card com fundo azul marinho, logo do CRESS-AL e o título da matéria na cor branca. Centralizada dentro de uma forma, há a imagem do grupo (5 mulheres e 1 homem), em frente a entrada da Seduc, que participou da reunião.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast